top of page

Sobre nós

O C.A.S.M. (Centro de Actividades Sociais de Miratejo) consiste numa Instituição Particular de Solidariedade Social.

 

Fundada a 20 de Maio de 1981, a instituição tem como objectivo o desenvolvimento de serviços na área social, cultural e formação, assim como o desenvolvimento de acções desportivas e serviços administrativos.

 

Por sua vez, Miratejo, integrado na Freguesia de Corroios e Concelho do Seixal, surge como área geográfica de intervenção do C.A.S.M.

 

Como tal, é uma zona de recente implantação e com características marcadamente urbanas, às quais se associa um género de população do tipo concentrado/aglomerado, que observou um acelerado crescimento demográfico nos últimos 20 anos, facto aparentemente conetado com a vinda dos cidadãos das ex-colónias do pós 25 de Abril.

 

O rápido e desordenado crescimento demográfico foi gerador de um traçado social de características peculiares, assumindo problemas sociais identificados.

 

Desde a sua fundação, o C.A.S.M. preocupa-se com os problemas da população de Miratejo, que abrangem desde situações do limiar de pobreza à toxicodependência e em geral aliadas a um baixo nível de escolaridade.

 

 

Espaço Casa Mãe

 

Começou com a cedência de um andar Modelo da REALIMO que abrigou a Sede da Comissão de Moradores da Quinta da Varejeira. Membros dessa comissão e outros elementos “sonhadores,” mas conscientes, partilharam um desejo: apoiar a população do Miratejo.

 

Assim nasceu o CASM.

 

Este espaço (a "Casa Mãe"), sito na margem adjacente do edifício que comporta a actual Sede, possuía aproximadamente 50m2.

 

Espaço Atual

Espaço Actual

O espaço foi cedido pela então Presidente do Centro Regional de Setúbal: Dra. Irene Aleixo figura de destaque na História do C.A.S.M.

 

A atual Sede instala-se num espaço tipo loja, com aproximadamente 100m2, sito num r/c de um prédio de 11 andares. Neste local funcionam os Serviços Administrativos Centrais, Serviços Técnicos de Apoio às Valências, Formação e Espaços Polivalentes.

 

Para além das salas destinadas aos serviços já mencionados, salientamos a existência de uma outra designada por Galeria. Situa-se no átrio de entrada e assume funções polivalentes de apoio a exposições, mostras etnográficas, reuniões, formação, bem como às atividades relativas às restantes valências da Instituição. Possui ainda dois computadores com ligação à Internet à disposição dos nossos utentes.

bottom of page